O papel da mulher na promoção do desenvolvimento em África dominou o encontro que a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, manteve na tarde desta quarta-feira [24.05.2023], com a antiga presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, que se fez acompanhar das enviadas da ONU, Bintou Keita, e da União Africana, Bineta Diop.
A antiga Chefe do Estado liberiano, eleita Nobel da Paz em 2011, disse no final do encontro terem sido discutidos com a Vice-Presidente angolana os principais desafios reservados ao género e a estratégia para o fortalecimento da rede de mulheres africanas, organização de que é patrona.
Por sua vez, a activista senegalesa e enviada especial da União Africana para as Mulheres, Paz e Segurança junto das Nações Unidas defendeu a adopção, pelas mulheres de modelos que contribuam para silenciar as armas no continente.
Bineta Diop defendeu a existência de lideranças femininas que representem melhor a sociedade e que trabalham para a paz, segurança, desenvolvimento económico e comércio, sublinhou que Angola é um dos melhores exemplos no continente e defendeu igualmente a promoção de uma masculinidade positiva que contribua para a implementação, com êxito, da Agenda 2063 da União Africana.
Ellen Johnson Sirleaf e Bineta Diop, à semelhança da especialista em resolução de conflitos e enviada especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, Bintou Keita, estão no país para participar, de 25 a 26 deste mês, no primeiro Fórum Internacional da Mulher para a Paz e Democracia. Outras prestigiadas personalidades internacionais participam no fórum, dentre as quais a ex-Vice-Presidente da Costa Rica e membro do Fórum Permanente de Pessoas de Ascendência Africana do ACNUR, Epsy Campbell Bar, a directora executiva do Grupo Banco Mundial para Angola, Nigéria e África do Sul, Ayanda Dlodlo, e a coordenadora residente das Nações Unidas em Angola, Zahira Virani, só para citar algumas.
Sob o lema “Inovação tecnológica como ferramenta para o alcance da segurança alimentar e combate à seca no continente africano”, o evento, cuja intervenção de abertura será proferida pela Vice-Presidente da Republica, Esperança da Costa, visa reafirmar o compromisso político com a igualdade de género e o empoderamento da mulher e meninas.
O fórum prevê destacar, entre outros, o papel desempenhado pelo Presidente da República, João Lourenço, no quadro da promoção da paz e reconciliação em África, razão pela qual foi distinguido pela União Africana com o título de “Campeão da Paz” do continente.